O PROJETO

O BRAVO Reality! é uma produção exclusiva do Grupo LX em parceria com a LaLiga. O reality show quer resgatar a essência do futebol brasileiro e mostrar o sonho de milhões de garotos de uma forma nunca vista no Brasil!

O BRAVO! é também a união de muitas pessoas que querem mudar a realidade das categorias de base no país e dar mais ferramentas para garotos que sonham em se tornar o próximo craque do futebol brasileiro!

No Brasil, a falta de método nos processos seletivos para as categorias de base fecha as portas para muitos talentos. Segundo dados do Ibope/Repucom, 99,79% das crianças presentes em escolinhas de futebol não chegam a praticar o esporte profissionalmente.

Sem apoio, os talentos estão escondidos por todo o país e não conseguem um lugar nos principais clubes brasileiros. Por isso, a LaLiga desembarca do Brasil com experiência em captação de jogadores para encontrar grandes promessas.

O reality show será transmitido pela ESPN Brasil e também ficará disponível na plataforma de streaming WatchESPN.

Processo de seleção

O processo de seleção para o BRAVO! foi iniciado em novembro de 2019 e o primeiro passo para o atleta interessado era a inscrição online. A partir do momento da conclusão do cadastro, o candidato passou a ser analisado pelos testes realizados na plataforma e pelo vídeo enviado, sempre seguindo a metodologia da LaLiga para avaliação de novos talentos.

PENEIRAS

Depois da primeira seleção online, centenas de jogadores foram convocados para a disputa das peneiras no Centro de Treinamentos BRAVO!, localizado em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Foram quatro dias de testes liderados por seis treinadores da LaLiga e, após a última eliminação, 78 atletas de todo o Brasil foram escolhidos para a fase de confinamento do reality.

CONFINAMENTO

Os 78 atletas ficaram confinados por 28 dias no CT BRAVO! e neste período foram treinados sob a metodologia da LaLiga. Os atletas passaram por avaliações físicas e técnicas e só então grupo foi dividido em seis times e cada um recebeu a tutoria de um embaixador do BRAVO!

Cada equipe de 13 jogadores representava uma região da Espanha e foi montado um torneio para a definição dos semifinalistas, que disputariam o título do BRAVO! e a viagem para a Espanha.

EMBAIXADORES

Há décadas a LaLiga é um dos principais destinos para os craques brasileiros e seis deles foram escolhidos para desempenharem a função de embaixadores do BRAVO!. Belletti, Cafu, Djalminha, Edmilson, Marcos Assunção e Zé Roberto participaram dos treinos, jogos e, principalmente, passaram a bagagem obtida durante a passagem pelo futebol espanhol para os atletas durante o confinamento no CT.

#PARTIU ESPANHA

O time vencedor, reforçado por destaques individuais do reality, viajá para a Espanha! Lá, o jovens talentos brasileiros treinarão e jogarão contra alguns times da LaLiga e serão observados por novos olheiros. É a grande chance de ser visto e despertar o interesse dos clubes espanhóis.